Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você pensa respeito da volta de Jesus?
Uma realidade
Uma mentira
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (464 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


Estudos Biblicos
Estudos Biblicos

 

 

   Livro de Judas 1º Parte

  Livro de Judas 2º Parte

  Livro de Judas 3º Parte

  Livro de Judas 4º Parte

  Livro de Judas 5º Parte 

  Livro de Judas Final   

  Obedecer a Deus   O Vinho   Arca da Aliança
  Candelabro     Shophar     Velho e Novo Testamento
  Sábado     Avivamento     Fruto do Espirito 
  Casamento & Familia         Casamento vs divórcio    Educação dos Filhos
  Jejum           A história judaica   Pecado
  Aliança com Deus       Fé pessoal e vida pratica   Direito a vida
  Idolatria   A oração e o calvário  Biblia Vs Mundo Gospel
 Caverna na vida do cristão  Bendiga ao Senhor  Teologia
 Sobre o perdão  Carnaval  Jerusalem um sinal do fim
 Vicios  A cerca do Jejum  

     

 No âmbito religioso, a escatologia é considerada uma doutrina que estuda todas as coisas que acontecerão antes e depois do Juízo Final, ou seja, o fim da espécie humana no planeta Terra. 

 Neste sentido, a escatologia pode assumir um tom apocalíptico e profético, tendo como verdade a ideia de morte e ressurreição. 

               

          Clicar Aqui     

         

 

Introdução

   A escatologia é concentrada em explicar a vida após a morte, começando com a morte ao julgamento pessoal que segue à morte do indivíduo na Terra, e seguido pelo destino do Céu ou do Inferno. (Na teologia católica, o céu às vezes é precedido por um purgatório) A Escatologia também consiste com o estudo dos eventos que acontecem no Final dos Tempos: o retorno de Jesus, a ressurreição dos mortos, o arrebatamento, a grande tribulação, e depois destas coisas, o Milênio (Millenium), ou mil anos de paz, que tem sido interpretado de forma literal e simbolicamente. Finalmente, a escatologia se consiste com o fim do mundo e seus eventos associados: o Juízo Final, o banimento da morte,Hades, Satanás e seus seguidores para o Lago de Fogo e a criação de um novo céu e de uma nova terra.

   A Escatologia é um ramo antigo da teologia cristã, com o estudo dos últimos tempos, e da Segunda vinda de Cristo citado pela primeira vez por Inácio de Antioquia (c. 35–107 D.C.), e depois pelo apologista cristão Justino, em Roma. (c. 100–165). O estudo da Escatologia continuou no Ocidente pelos ensinamentos do teólogo influente de Roma, noNorte da África, Tertuliano (c. 160-225), e com uma reflexão e especulação mais completa logo depois no Oriente, pelo teólogo mestre Orígenes (c. 185 -254).1

   Na teologia protestante, a escatologia tem sido importante, mas às vezes negligenciada no campo de estudo. Martinho Lutero, João Calvino e outros reformadores do século XVI, escreveram longos trechos sobre os "tempos finais", mas o interesse na escatologia diminuiu após a Reforma até o final do século XIX, quando se tornou popular nos reformados, os pentecostais e as igrejas evangélicas. Era cada vez mais reconhecida como uma divisão formal de estudos teológicos, durante o século XX.

   Passagens escatológicas, às vezes chamadas de "apocalípticas", são encontradas em toda a Bíblia, tanto nas escrituras do Antigo Testamento (bíblia hebraica) quanto do Novo Testamento, embora, como se poderia esperar, eles estão concentrados nos livros proféticos. Na Bíblia cristã, os profetas constituem a última das divisões principais do Velho Testamento, e incluem os livros de Isaías a Malaquias. No Novo Testamento, o Apocalipse é o único livro desta categoria, apesar de existirem vários curtas, mas importantes passagens escatológicas dos evangelhos e epístolas. Há também muitos exemplos extrabíblicos de profecias escatológicas, bem como as tradições da igreja foram adicionando às escrituras ao longo dos anos.

   A segunda vinda de Cristo é o acontecimento central na escatologia cristã. A maioria dos cristãos acredita que o sofrimento da morte continuará a existir até o retorno de Cristo. Outros acreditam que o sofrimento vai ser gradualmente eliminado antes de sua vinda, e que a eliminação da injustiça é a nossa parte na preparação para esse evento.

   Alguns críticos, principalmente cristãos ortodoxos, têm sugerido que a popular (em oposição ao erudito) discussão de temas escatológicos é irrelevante e potencialmente prejudicial, e alguns professores pensam que a fé cristã deve ocupar-se com o que é mais transparentemente entendido sobre a Salvação. Esses temores se revelaram infundados, no entanto, o interesse na escatologia aumentou proporcionalmente à difusão da alfabetização, sem quaisquer consequências negativas. Muitos cristãos sentem que a escatologia é central para a fé cristã, pois representa a busca de uma melhor compreensão da base para a esperança cristã para o futuro, e hoje há um grande interesse no assunto, tanto entre o público em geral, como na área formal de estudo em escolas de teologia. 

topo