Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você pensa respeito da volta de Jesus?
Uma realidade
Uma mentira
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (469 votos)




ONLINE
3




Partilhe esta Página



   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


A Igreja - Arrependimento
A Igreja - Arrependimento

" Respondeu-lhe Jesus: Não necessitam de  médico os sãos, mas sim os enfermos: eu não vim chamar os justos, mas pecadores ao arrependimento." Lc 5.31-32

    

    Arrependimento: Ato de se afastar do pecado, da desobediência e da rebeldia, voltando-se para Deus. Significa também mudança de mentalidade, remorso por um comportamento passado. O verdadeiro arrependimento envolve um ato de "contrição divina" pelo pecado, uma mudança de atitude, tomando uma direção totalmente oposta, ou seja, levando este ato de arrependimento a uma mudança fundamental no relacionamento de uma pessoa com Deus.

    E Deus nos alerta para que nós venhamos a nos arrepender de nossos atos errados. "Mas Deus, não levando em conta os tempos da ignorância, manda agora que todos os homens em todo o lugar se arrependam." Atos 17.30

    No passado antes do pleno conhecimento de Deus à raça humana através de Jesus Cristo, Deus deixou impune a ignorância humana quanto à sua pessoa, bem como boa parte do pecado humano: "Ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para demonstração da sua justiça por ter Ele na sua paciência, deixado de lado os delitos outrora cometidos." Rm 3.25

    Agora com a plena e perfeita revelação de Deus através da vinda de Cristo, a Palavra de Deus ordena a todos que se arrependam e creiam em Jesus como seu Senhor e Salvador. Deus não tolerará os pecados de quem quer que seja, portanto todos nós devemos abandonar os nossos pecados, ou seremos condenados com o mundo.

    O arrependimento esta bem claro e é essencial para alcançarmos a salvação em Cristo. "Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus." Mt 3.2

    Arrepender-se trata de abandonar os maus caminhos e voltar-se para Cristo, e através dEle, para Deus. "Arrepende-te pois, dessa tua maldade, e roga ao Senhor para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração." Atos 8.22

    O importante não é só aceitar a Cristo como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor de nossa vida. Por consequência o arrependimento envolve uma troca de senhores; do senhorio de satanás para o senhorio de Jesus e da sua palavra: "Para lhe abrir os olhos a fim de que se convertam das trevas a luz, e do poder de satanás a Deus, para que recebam remissão de pecados e herança entre aqueles que são santificados pela fé em mim." Atos 26.18

    O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador, é possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o evangelho e nele crê, portanto é totalmente inadequado ante a exigência do tipo de arrependimento feito por Cristo, definir a fé salvifica sem incluir um rompimento total com o pecado, é distorcer o conceito biblico da redenção. A fé que inclui o arrependimento é uma condição imutável para a salvação. "Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis. Ou pensais que aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre Solé e os matou, foram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Não, eu vos digo; se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis." Lc 13.3-5

    A bondade de Jesus nos leva ao arrependimento, porque Deus em sua grande bondade retém o seu juízo, dando tempo às pessoas para que abandonem o pecado.

    É fácil abusarmos da paciência de Deus e buscarmos aprovação para os caminhos errados em que vivemos. A autocritica é difícil, e é ainda mais penoso apresentarmo-nos abertamente diante de Deus e permitir que Ele nos diga em que áreas de nossa vida precisamos mudar. Porém, como cristãos, devemos pedir ao Senhor que nos mostre os nossos pecados, para que Ele nos possa perdoar e curar. Infelizmente temos a tendência de admirar a paciência que o Senhor tem conosco.

    Os fariseus encobriam seus pecados com a respeitabilidade social, se passando por bons praticando boas ações em público e apontando os pecados dos outros. Jesus dedicou seu tempo não a esses lideres religiosos orgulhosos e hipócritas, mas as pessoas que reconheciam seus pecados sabiam que não era suficientemente boas para Deus.

    Para irmãos, devemos nos arrepender, mas para renunciarmos a nossos pecados e sabiam que não eram suficientemente boas para Deus.

    Para irmos a Deus, devemos nos arrepender, mas para renunciarmos a nossos pecados, devemos primeiramente reconhece-los.

    Paulo não pregava conforme fazem alguns, afirmando que a salvação consiste em apenas confiar em Cristo e na sua morte expiatória. Os apóstolos declaram que ninguém será salvo em Cristo a não ser que se arrependam e se convertam a Deus, fazendo obras dignas de arrependimento. "Antes anunciei primeiramente aos que estão em Damasco, e depois em Jerusalém, e por toda a terra da Judéia e também aos gentios, que se arrependessem e se convertessem a Deus, praticando obras dignas de arrependimento." Atos 26.20

   O verdadeiro arrependimento se caracteriza pelo completo abandono do pecado, tendo o pecado como que sepultado, e o resultado disso, na vida do crente, é a certeza do perdão e a dedicação às boas obras, que distinguem um individuo verdadeiramente regenerado, porém esse arrependimento verdadeiro, contudo, é algo impossivel sem a atuação do Espirito Santo de Deus.

    Os discipulos somente deviam pregar o perdão dos pecados juntamente com o arrependimento do pecador. O pregador que anuncia a salvação como uma simples crença ou religião fácil, ou uma forma de aceitação da salvação gratuita, sem nenhum compromisso voluntário do pecador de obedecer a Cristo e a sua palavra, esta pregando outro evangelho.

    O verdadeiro arrependimento inclui o abandono do pecado, elemento fundamental e imutável do verdadeiro Evangelho neo-testamentário.

    O arrependimento agrada a Deus. E existe alguns elementos que acompanham o arrependimento:

* Fé- Crer em Jesus Cristo e na sua Palavra;

* Confissão- Assumir os nossos pecados diante de Deus, e nunca tentar se justificar, pois somente Jesus Cristo pode nos justificar, mas para isso temos que nos confessar d diante dEle com a boca (Rm 10.9) e com o coração (Sl 51,6).

* Conversão- Significa reconhecer nossos atos ruins, nossos pecados e abandona-los, mudando nossas atitudes, tendo uma vida nova na presença de Deus, ou seja não vivendo segundo a carne, mas sim segundo o Espirito.

    Não devemos nos esquecer que assim como João preparou o caminho para a primeira vinda de Jesus, nós servos do Senhor devemos anunciar a volta de Cristo para buscar a sua igreja, e que a palavra de Deus oficial continue sendo: " Arrependei-vos porque é chegado o Reino dos céus" Mt 3.2 

 

 

topo