Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você pensa respeito da volta de Jesus?
Uma realidade
Uma mentira
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (469 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


Parabolas - O semeador
Parabolas - O semeador

  Texto: Mateus 13:1-23

- O capítulo 13 de Mateus é marcado pelo número de parábolas que contém. São sete notáveis ilustrações da verdade espiritual aqui representadas pelo SENHOR JESUS, com base na natureza. E ao assim fazer, JESUS nos mostra que o ensino religioso pode obter preciosos subsídios de tudo quanto existe na criação.
- A parábola do semeador, que inicia este capítulo, é uma daquelas parábolas que admitem uma aplicação muito abrangente. 

  Esta parábola esta se cumprindo continuamente diante dos nossos próprios olhos.
- Ou seja, onde quer que a Palavra de Deus esteja sendo anunciada ou exposta, e as pessoas estejam reunidas para ouvi-la, as declarações do Senhor Jesus nesta Parábola provam ser verdadeiras, pois ela descreve o que acontece, via de regra, em todas as congregações onde a palavra de Deus é pregada.

- Antes de qualquer coisa, nós aprendemos, com esta parábola, que O TRABALHO DO PREGADOR ASSEMELHA-SE MUITO AO TRABALHO DE UM SEMEADOR. - Tal como o semeador o pregador precisa semear boa semente, se deseja ver frutos. Ele precisa semear a pura Palavra de Deus e não as tradições da Igreja ou as doutrinas humanas. - Sem isso o esforço do pregador será em vão!
- Assim como o semeador, o pregador precisa ser diligente. Não pode poupar esforços. Precisa lançar mão de todos os meios possíveis para fazer o seu trabalho prosperar. - Deve pregar a palavra “quer seja oportuno quer não” (2Tm. 4.2). Ele não pode deixar-se deter por dificuldades e desencorajamentos. Alias lá em Eclesiastes 11.4 esta escrito que “quem observa o vento, nunca semeará”.
- Tal como o semeador, o pregador também não pode transmitir a vida. Ele pode espalhar a semente que lhe foi confiada, mas não pode ordenar que ela cresça. - Ele pode oferecer a palavra da verdade a um povo, mas não pode fazer as pessoas receberem a palavra e produzir fruto espiritual. - Produzir vida é uma prerrogativa soberana de Deus: “O espírito é o que vivifica” (Jo. 6.63). E o apóstolo Paulo escrevendo aos Coríntios diz que somente DEUS “pode dar o crescimento” (1 Cor. 3.7).
- Aprendemos ainda pelo texto que HÁ VÁRIAS MANEIRAS DE SE OUVIR A PALAVRA DE DEUS INUTILMENTE. - O ensinamento do texto é uma advertência de que podemos refletir sobre um sermão com o coração endurecido, em que o sofrimento de JESUS pode ser exposto diante de você e você ouvir com total indiferença, como não se ouvisse nada!
- Tão rápido as palavras chegam aos seus ouvidos e na mesma velocidade o diabo arranca de você e você volta para casa como se não tivesse ido a lugar algum.

- E infelizmente existem muitos ouvintes desse tipo. E a gente faz um paralelo deles com o que o Salmista falou sobre os ídolos: “tem olhos mas não vêem, tem ouvidos mas não ouvem” (Salmos 135.16-17).

  Portanto o texto nos deixa duas verdades claras:

  Primeira: Podemos ouvir a palavra de Deus com prazer, enquanto que a impressão produzida em nós é apenas temporária e de pouca duração.
- Nosso coração, como o “solo rochoso” da parábola, pode produzir um mundo de sentimentos e boas resoluções. Porém, durante todo o tempo, pode não haver raízes profundas em nossa alma, de maneira que o primeiro vento frio de oposição ou tentação, pode fazer secar a nossa aparente religião.

- E infelizmente há muitos ouvintes nessa classe! A mera apreciação a palavra de Deus não é sinal da presença da graça divina. Muitas pessoas são batizadas como os judeus nos dias de Ezequiel: “Você não passa de um divertimento para eles, como um cantor que canta belas canções de amor, ou como um músico que toca bem o seu instrumento. Ouvem o que você fala, mas não põem uma palavra em prática”. (Ez. 33.32).

 Segunda: Podemos ouvir a palavra de Deus aprovando cada palavra, e, no entanto, não tirar dela qualquer benefício real.

- Nosso coração tal como o solo recoberto de espinhos, pode se deixar afogar pelos cuidados e prazeres mundanos. Podemos realmente apreciar o evangelho e desejar obedece-lo, mas no entanto, insensivelmente, não dar qualquer oportunidade ao evangelho de produzir seu fruto sobre nós.
- E infelizmente também existem muitos ouvintes dessa natureza! Eles conhecem bem a verdade. Esperam que um dia serão cristãos decididos. Porém, jamais chegam ao ponto de desistir de tudo por amor a Cristo. - Eles nunca tomam a decisão de “buscar em primeiro lugar o reino de Deus”, e por isso mesmo, acabam morrendo em seus pecados.

- Esses são dois pontos que deveríamos pesar cuidadosamente. Nunca deveríamos 

esquecer que há várias maneiras de se ouvir a Palavra de Deus sem proveito.

- Sintetizando o texto diríamos que O PRIMEIRO HOMEM representado pelo solo endurecido, não sente atração alguma pela mensagem e nem fica impressionado com ela.

- O SEGUNDO HOMEM representado pelo solo raso, é exatamente o oposto: sente atração imediata, porém superficial. Ou seja, onde há pouca terra e o pedregulho fica perto da superficie, a semente se desenvolve rapidamente, porque o calor do dia, preservado pelas pedras do subsolo, fornece a força necessária para um desenvolvimento rápido.

- Mas tal planta não pode lançar raízes profundas, devido o solo raso. Ora, sem raízes, a plantinha não tarda a perecer. Ou seja, o falso calor da emoção cria de imediato uma expressão de intensa religiosidade, mas a falsidade dessa expressão não pode perdurar muito com entusiasmo. E logo aparecem os sinais da morte... logo a alegria desaparece, a intensidade do interesse diminui e a vida em potencial desaparece!

O TERCEIRO HOMEM representado pelos espinhos, indica que a planta cresce e produz, mas não floresce por causa dos obstáculos do ambiente.

- Neste caso, o desenvolvimento não é rápido e descontrolado, como no segundo 

exemplo. Além disso a planta lançou raízes em solo profundo. .... Mas as ervas daninhas e os espinhos é que não permitem o aparecimento de fruto abundante.


- E esses espinhos e ervas daninhas pode representar a oposição dentro da própria Igreja ou a sedução do próprio mundo.

- Já presenciou a saída de vários irmãos da Igreja, por causa de uma “casca de ferida” que a gente tem aqui dentro? ... São os espinhos que sufocam a fé dos novos!!! - Estou aqui há 50 anos e não é nenhum “crentizinho” novo deste que está chegando, que vai tomar o meu lugar!!!! ....

- Por outro lado o texto diz que os espinhos podem representar a fascinação das riquezas do mundo. O v. 22 diz que as preocupações desta vida e pelo dinheiro, sufocam a Palavra de Deus e ele trabalha cada vez menos para Deus.

  Finalmente o texto nos ensina que SÓ HÁ UMA EVIDÊNCIA DE QUE ESTAMOS OUVINDO CORRETAMENTE A PALAVRA DE DEUS: PRODUZIR FRUTOS!!
- Arrependimento para com Deus, Fé no Senhor Jesus, Santidade de vida e caráter, Dedicação à oração, Humildade, Amor Cristão, Mente espiritual -..... estas são as únicas provas satisfatórias de que a semente da Palavra de Deus está realizando o trabalho que lhe é próprio em nossas almas.

- Sem tais provas, a nossa religião é vã, por melhor que tenha sido a nossa profissão de fé! - Jesus disse em João 15.16: “Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça”.
- Não outro ensinamento nesta parábola que seja tão importante quanto esta! Nisto consiste o verdadeiro cristianismo: a vida religiosa que você diz amar, precisa dar fruto!!! E Tiago 1.22 nos adverte: “Tornai-vos pois praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos”.
- Portanto devemos nos indagar nesse momento: QUE EFEITO A PALAVRA DE DEUS ESTÁ EXERCENDO SOBRE O NOSSO CARÁTER? ... QUEM VOCÊ PODE APONTAR COMO “FRUTO” DA SUA VIDA DE ORAÇÃO E DISCIPULADO?

- Temos que estar convictos de que para chegar ao céu é preciso algo mais do vir à Igreja domingo após domingo. As palavras de Jesus em João 15.16 precisa estar ecoando sempre em nosso coração: “EU VOS DESIGNEI PARA QUE VADES E DEIS FRUTOS....” 

 

topo