Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você pensa respeito da volta de Jesus?
Uma realidade
Uma mentira
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (468 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


Pais & Filhos - Os filhos são herança do Senhor
Pais & Filhos - Os filhos são herança do Senhor

       

 

  Tema :

Os filhos são herança do Senhor

  Não existe faculdade que prepara para o exercício da paternidade. E, apesar da vasta literatura disponível, é na prática quase sempre penosa do dia a dia que papais e mamães vão se deparar com o desafio da criação de um ser humano. É preciso viver para aprender; e o processo vai muito além de suprir as necessidades básicas com habitação, alimentação, recreação e assistência médica; passa pela formação moral, psicológica e espiritual. Falta de tempo, pressões sociais, demandas pessoais e as exigências cada vez maiores da vida neste século 21, tudo parece conspirar silenciosamente para prejudicar a relação entre pais e filhos. E que não se pense que as coisas nem sempre foram assim. Os problemas entre as gerações vêm de longe, muito longe. A Bíblia está repleta de casos de pais que fracassaram no exercício da paternidade. Davi, Eli, Isaque – mesmo grandes homens de Deus que operaram maravilhas em nome do Senhor experimentaram o desgosto de ver os filhos seguirem por caminhos tortuosos. E se, segundo o salmista, os filhos são “heranças do Senhor” (Salmo 127.3), um dos grandes desafios que a pós-modernidade tem trazido aos pais é sobre o que fazer para que esse precioso legado não se perca.   

  Devemos tomar cuidado em não nos dedicarmos somente às atividades espirituais e eclesiásticas e deixar a família de lado, existem problemas em nossa vida familiar que não é simplesmente levando para a igreja que serão resolvidos, nos lembremos dos conselhos de Paulo sobre a necessidade de o homem de Deus cuidar bem da sua própria casa antes de se dedicar aos assuntos do Reino do Senhor, não devemos confundir que Deus cuida dos nossos com educação de responsabilidade dos pais, pois Deus não vai fazer o que é obrigação nossa como pais. Levar os filhos para a igreja é uma obrigação do pai cristão; viver o Evangelho em casa, ensinando os filhos no caminho em que devem andar, é outra coisa.

  Nós como pais temos a obrigação de levar através da educação os nossos filhos a um crescimento mais saudável e feliz através de acolhimento, construção de identidade, ensino e orientação quanto a valores morais e éticos, além de impor limites, disciplina e autonomia. A verdade é que não existe uma receita para o sucesso na educação e desenvolvimento dos filhos, mas existe um Deus o qual quando nos esforçamos a fazer a nossa parte para educar os nossos filhos, com certeza Ele há de nos orientar e nos guiar, nos ajudando a conduzir os pequeninos á um bom caminho.

RECONHECER ERROS

  Muitos pais deixam seus filhos sem limites para compensar a culpa pela ausência e depois acabam sofrendo com as consequências dos verdadeiros reizinhos que se criam nesse tipo de ambiente. Procure organizar sua casa de modo que todos fiquem unidos e felizes, você é capaz de mudar, seja firme, perseverante e não desista, mude a sua vida para poder mudar a do seu filho, e não se esqueça a educação é um bem precioso que devemos deixar aos nossos filhos.
  Sempre existirão diferenças entre pais e filhos no decorrer do crescimento, pois estes caminham para a liberdade e autonomia, mas de acordo com alguns psicólogos, os que desfrutam de um ambiente emocional cooperativo e respeitoso se sentirão mais amados e desenvolverão melhor a autoestima e a alegria de viver, mas mesmo aqueles que vivem em situações familiares adversas, como pais agressivos ou separados, não estão condenados ao fracasso, apenas terão de enfrentar mais obstáculos, e ai entra o papel da igreja como corpo de Cristo e como uma família, ajudando de maneira confiável e amorosa, encorajando a cada dia, fazendo sempre memorável o amor de Cristo e que a verdadeira, paz, alegria e amor vem do Senhor.

  FRUSTRAÇÃO x REALIZAÇÕES

  Há pais mais preocupados com o desempenho dos filhos do que com suas necessidades emocionais de segurança, amor e afeto. A história do rei Davi é o enfoque da obra, que mostra um homem piedoso e bem sucedido como monarca e líder militar de seu povo mas que, dentro de casa, fracassou. Grande parte dos pais crentes não dedica tempo para falar aos filhos sobre sua própria fé. A vivência cristã tem que ser integrada com a educação de uma forma natural.

  Assim, educação cristã na igreja, como na escola dominical infantil, é uma ferramenta de reforço daquilo que se aprende em casa, e ao contrário o que se aprende na igreja através da Palavra de Deus deve ser colocado em prática em casa. Se nós pais não temos temor do Senhor, se não amamos a Deus acima de todas as coisas, vai ser muito difícil ensinarmos uma fé que não praticamos.

  É fato que mitos pais vivem inseguros quanto à educação dos filhos, e ficam a ouvir conselhos de todos os lados e acabam deixando as coisas acontecerem por si mesmas, achando que assim não teriam trabalho em criar os filhos, mas quando fazemos isso deixamos de nos aperceber de certa forma da vida de nossos filhos e muitas vezes não perceberemos uma criança, arredia, e indiferente aos sentimentos das outras pessoas. Nós como pais devemos auxiliar os nosso filhos a desenvolver uma personalidade, e não deixa-las desenvolver por conta própria, nós temos a obrigação de interferir e conduzi-los a agir corretamente e a respeitar ao seu próximo.

  Nunca nos esqueçamos da eficácia da Palavra de Deus em nossas vidas, pois ela traz mudanças positivas na vida daqueles que se submetem com simplicidade. Busque um convívio saudável na igreja, pois ela ajuda a consolidar os princípios bíblicos na mente das crianças, pois quando fazemos a nossa parte, adoramos a Deus na sua casa “igreja, temos temor e buscamos a sua Palavra, vivendo como exemplo dando testemunho de Cristo aos nossos filhos, temos o Senhor no controle de tudo e poderemos experimentar um período de paz e estabilidade espiritual familiar.

  A vara era orientada para a época do Antigo Testamento. Quando Jesus veio, trouxe mudança de valores e comportamento. Ele não fala da vara, e sim, de disciplina e limites. O método do “cantinho da disciplina” substitui a vara. Não vejo que a palmada seja aplicada com o intuito de educar e para demonstrar autoridade. Autoridade pode ser demonstrada de outro jeito, com atitude, firmeza e convicção do que se está fazendo, sem descontrole.
É comum ver famílias com quatro ou cinco filhos. A disciplina família, rígida, estende-se ao respeito à autoridade de pais e professores. A igreja estimula o modelo patriarcal.
  O ingresso de mulher no mercado de trabalho provocou reflexos na família; a educação das crianças passou a ser terceirizada e os pais passaram a oferecer aos filhos compensações pela ausência. Jovens com mais informação e poder de compra estão rejeitando a tutela paterna. Novas correntes psicológicas estão estimulando o diálogo, ao invés da repreensão.

  A relativização dos comportamentos e a resistência aos modelos eclesiásticos tradicionais estão levando muitos jovens a abandonar a fé. Lembrem-se que tudo começa la atrás quando ainda são crianças.

  Nós temos duas possíveis ação a serem realizadas, ou deixamos nossos filhos crescerem e aprenderem por conta própria sem limites, disciplina e ensinamentos, ou os disciplinamos com a autoridade que nos foi concedida por Deus como pais desta herança tão maravilhosa a qual o Senhor nos confiou.

Tudo podemos se aquele que nos fortalece está no comando!!!!!!!!

 

topo