Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você pensa respeito da volta de Jesus?
Uma realidade
Uma mentira
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (468 votos)




ONLINE
2




Partilhe esta Página



   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


Escatologia - A segunda vinda de Cristo
Escatologia - A segunda vinda de Cristo

     

               

          Clicar Aqui     

         

                             O evento central na escatologia Cristã

   Ícone da Segunda Vinda. Grego, 1700 AD. Cristo é entronizado no centro, rodeado por anjos e santos. O Paraíso é no fundo, com o Seio de Abraão (esquerda) e do Bom Ladrão (direita), mantendo a sua cruz.

   O retorno de Jesus Cristo é o mais importante evento escatológico. O ato central do culto cristão em mais denominações, a tomada de comunhão, chama a atenção dos cristãos para a volta de Cristo e a renovação da criação. De acordo com o Evangelho de Lucas, Jesus disse aos apóstolos na sua última refeição antes de sua crucificação (a Última Ceia): “E disse-lhes: Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus [...] fazei isto em memória de mim” (Lucas 22:15,16 e 19). A tomada de comunhão é a imitação de ações e palavras de Cristo na Última Ceia. Ele se lembra de sua morte, mas também antecipa seu retorno. Paulo escreve: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha”. (1 Coríntios 11:23).

   Como vimos acima, Paulo agrupou a vinda de Cristo, juntamente com a Ressurreição e o Arrebatamento (1 Tessalonicences 4:16-17). Depois de Cristo reunir seus seguidores "no ar", o casamento do Cordeiro tem lugar: “Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou. E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos” (Apocalipse 19:7-8). Não há simbolismo aqui. Cristo é representado em toda a revelação como "o Cordeiro", simbolizando a doação de sua vida como um sacrifício expiatório para os povos do mundo, assim como os cordeiros eram sacrificados no altar para os pecados de Israel. Sua "esposa" parece representar o povo de Deus, pois ela está vestida com os "atos justos dos santos". Assim como o casamento ocorre, há uma grande festa no céu que envolve uma "grande multidão" (Apocalipse 19:6).

                                 O Exército do Senhor

   O autor escreve que depois do casamento do Cordeiro: “E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça” (Apocalipse 19:11). Agora vemos Cristo não como um cordeiro, mas como um guerreiro, pronto para guerrear contra as forças do mal. Há uma passagem em Zacarias, muitas vezes chamado de apocalipse do Velho Testamento, que anuncia o evento: “Porque eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; e metade da cidade sairá para o cativeiro, mas o restante do povo não será extirpado da cidade. E o Senhor sairá, e pelejará contra estas nações [...] Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.” (Zacarias 14:2-5). Em Mateus, Jesus diz: «Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória» (Mateus 24:30). Pode ser significativo que o exército dos céus é descrito, nos mesmos termos que os crentes são ressuscitados e arrebatados: “E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro” (Apocalipse 19:14). E Apocalipse continua: “E vi a besta, e os reis da terra, e os seus exércitos reunidos, para fazerem guerra àquele que estava assentado sobre o cavalo, e ao seu exército” (Apocalipse 19:19). Isaías e Sofonias também falam sobre o exército.

topo