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   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


Escatologia - juizo final
Escatologia - juizo final

     

               

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                                                      Satanás é liberto

   Segundo a Bíblia, a idade do Milênio de paz coloca em ponto final a história do planeta Terra. No entanto, a história ainda não está completamente acabada: “E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão; E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.” (Apocalipse 20:7-8).

   Há prosseguir o debate sobre a identidade de Gogue e Magogue. No contexto da passagem, parece que equivale a algo como "o leste e o oeste." Há uma passagem em Ezequiel, no entanto, onde Deus diz ao profeta: “Filho do homem, dirige o teu rosto contra Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque, e Tubal, e profetiza contra ele” (Ezequiel 38:2). Gogue, neste caso, é o nome de uma pessoa da terra de Magogue, que é o governante ("príncipe") sobre as regiões, e chefe de Meseque e Tubal. Ezequiel diz: “Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo” (Ezequiel 38:9). Apesar desta grande demonstração de força, a batalha será de curta duração. Ezequiel, Daniel e Apocalipse, todos dizem-nos que esta última tentativa desesperada para destruir o povo e a cidade de Deus, terminará em desastre: “E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele” (Ezequiel 38:22). Apocalipse também diz: “E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou” (Apocalipse 20:9). Pode se imaginar que a imagem de fogo chovendo seja uma visão antiga de armas modernas, porém essas passagens também possam ser interpretadas como uma intervenção sobrenatural de Deus, ou como conceitos espirituais sem correlação material.

                                O Juízo Final

   O Último Julgamento, fresco na Capela Sistina por Michelangelo

   Após a derrota de Gogue, o Juízo Final começa: “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre” (Apocalipse 20:10). Satanás se juntará ao Anticristo e ao Falso Profeta, que foram condenados ao lago de fogo no início do Milênio. Após a sua remessa para o lago de fogo, seus seguidores subirão para julgamento. Esta é a segunda ressurreição, e todos aqueles que não faziam parte da primeira ressurreição, na vinda de Cristo agora se levantam para o julgamento:

“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles. E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo“ (Apocalipse 20:11, 13-15).

   João já havia escrito: “Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos” (Apocalipse 20:6). A morte do corpo é a primeira morte, o lago de fogo é a segunda. Aqueles que foram incluídos na ressurreição e no arrebatamento estarão excluídos do julgamento final, e não sujeitos a segunda morte. Devido à descrição do lugar em que o Senhor senta-se, este julgamento final é muitas vezes referido como o "Grande Trono Branco do Julgamento".

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