Nascimento - O milagre da vida - Embora as escrituras frequentemente usem o parto e a maternidade como metáforas,a realidade e a importância do nascimento também estão presentes.O útero é a incubadora natural preparada pelo criador para a proteção e crescimento da criança.Se o nascimento ocorre prematuramente (Êx 21.22-25),o resultado pode ser trágico,como a morte da mãe (1 Sm 4.19-22) ou morte da criança (Sl 58.8;Os 9.14). - Outras alusões ao processo de nascimento nas escrituras incluem outras pessoas,como as parteiras (Gn 35.17;Êx 1.15),procedimentos,como o corte do cordão umbilical que liga o bebê a mãe e a limpeza da criança (Ez 16.4).E os castigos,como a imundice,ritual da mulher de 40 a 60 dias depois do parto (Lv 12.1-8). - A dor e a alegria se misturam no milagre do parto.A concepção e o nascimento de uma criança exemplificam a maior obra prima da criação de Deus (Gn 1.26-28).A saida de um filho do ventre materno é uma experiência marcada por contrastes extremos.A maioria das mulheres que tiveram um filho concorda que carregar a criança no ventre é muito desconfortável,e o parto do bebê é incrivelmente doloroso,mas a alegria indescritível de propiciar a chegada de uma nova vida é um incentivo para que toda mãe se regozije.A dor é rapidamente esquecida pelo prazer de ter trazido ao mundo um filho (Jo 16.21).
Eutanasia Enfurecido pela inveja,Caim matou seu irmão Abel;então,Deus o amadiçoou e o mandou embora.Temendo ser assassinado também,Caim implorou a Deus por proteção e a resposta foi que quem matasse Caim receberia vingança do próprio Senhor.Colocou nele um "sina" que protegeria sua vida e declarou a todos que a vida vem de Deus (Gn 4.1-15).O Senhor não só proibe a vingança de morte,como também deixa claro que tanto a vida como a morte estão sujeitas a ElE.A vida é sagrada e só Deus pode determinar o seu término. A palavra Eutanasia é definida como colocar um término a vida a fim de alcançar algo bom,como acabar com o sofrimento fisico. Ela pode tanto ser uma escolha individual como determinada por outras pessoas.Muitos conceitos estão envolvidos nesta questão,tais como: : - Morte digna,misericórdia na morte,ou até morte por escolha,podendo ser tanto ativ quanto passiva,envolvendo ações que produzam a morte ou que simplesmente interrompam os procedimentos que prolongam a vida. Os cristãos devem confiar sua mortalidade a Deus.A vida não nos pertence e a oportunidade de experimenta-la é uma dadiva do nosso Criador que nos confia a sua posse para administra-la.Deus permanece sempre como o dono da vida,portanto,não podemos dispor da mesma como queremos.A hora da morte é escolha dEle e não do individuo ou da sociedade.A vida é preciosa para o Senhor e até mesmo a continuidade da vida do assassino Caim foi protegida pelo seu Criador.
Aborto - Apesar da escritura não tratar de forma especifica a respeito da questão do aborto,não há duvida que considera-se um feto uma vida plenamente humana.Essa vida deve ser protegida da mesma forma como Deus pede que defendamos a vida de todos os seres humanos inocentes. - Jesus assegurou o valor da vida dos não nascidos pela usa encarnação,em vez de entrar no mundo como um adulto,ele veio como um bebê (Mt 1.20,21,25).Outras passagens das escrituras também evidenciam a extensão da santidade da vida antes do nascimento. - O salmista fala do cuidado de Deus pelo bebê enquanto ainda se encontra no ventre (Sl 139.13-16). A pena da lei mosaica para a violência cometida contra uma criança não nascida era idêntica a pena para para a violência cometida contra um adulto (Êx 21.22-25). - A existência de uma pessoa é definida na concepção,ou seja,mesmo antes de você nascer,Deus já havia feito planos para a sua vida (Jr 1.4-5),e Ele afirma ser o seu Deus desde o ventre de sua mãe (Sl 22.10).João Batista “estremeceu" no ventre de Isabel quando ela confessou a vinda do Messias (Lc 1.41-45).Estas passagens se referem á criança não nascida como um ser humano de fato,e não apenas em potencial,algo que se tornará humano somente por ocasião do nascimento. - O bebê não nascido deve ser protegido porque é uma vida (Êx 21.12-25),e Deus se ira quando uma criança é morta antes do nascer (Am 1.13).Uma gravidez não planejada pode ser difícil para a mulher e sua família,mas Deus deseja que tanto sua mãe quanto o bebê por nascer recebam proteção e cuidado. - No entanto,uma mulher que fez um aborto,não obstante o motivo,deve saber que Jesus ainda a ama e está pronto a perdoá-la da mesma forma como perdoou mulheres que transgrediram a lei divina de outras maneiras (Jo 8.1-11).
Santidade - Deus dá um valor especial á vida humana (Gn 1.26,27;Sl 8.4-6).Ela é sagrada porque o homem e a mulher foram criados a imagem de Deus e merecem proteção.Deus ordena que seu povo proteja e defenda a vida humana inocente (Ez 16.20-21,36,38).De acordo com a lei mosaica,aquele que cometesse assassinato merecia a pena de morte por causa do valor da vida que fora destruída (Gn 9.6;Êx 20.13).
|