Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Votação
O que você pensa respeito da volta de Jesus?
Uma realidade
Uma mentira
Indiferente
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (468 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página



   Filmes para a Familia

  

             

       

  

 

 

 

 

 

 


Estudo Biblico - O que é o pecado
Estudo Biblico - O que é o pecado

                                                       

  Obedecer a Deus   O Vinho   Arca da Aliança
  Candelabro     Shophar     Velho e Novo Testamento
  Sábado     Avivamento     Fruto do Espirito 
  Casamento & Familia         Casamento vs divórcio    Educação dos Filhos
  Jejum           Judaismo     Pecado
  Aliança com Deus       Fé pessoal e vida pratica   Direito a vida
  Idolatria   A oração e o calvário  Biblia Vs Mundo Gospel
 Caverna na vida do cristão    

                           Introdução:

     Vivemos numa luta intensa contra Satanás, o mundo e a nossa natureza pecaminosa. O nosso anseio como servos de Deus, é o de andar e viver em santidade. Devemos nos esforçar evitando o  mal e o pecado, portanto evitar o pecado é algo que devemos praticar diariamente,porque nesta vida temos um corpo corruptível e sempre teremos a possibilidade de pecar.

     Temos que saber que o pecado é algo maligno, que nos afasta de Deus e  se pecamos,estamos pecando contra o nosso próximo e contra a Deus também! Temos que ter isso em mente, e falar isso sempre que o pecado vier: "O meu Senhor deu tudo por mim, até a sua vida, como eu pecaria contra ele?"

      QUAIS AS CAUSAS MAIS COMUNS QUE NOS LEVAM AO PECADO?

- Falta de comunhão e intimidade com Deus.
- Falta de meditação e conhecimento da palavra de Deus - Sl 119:11
- Falta de vigilância espiritual - Mt 26:41
- Subestimar o poder de Satanás - 1 Pe 5: 8
- Falta de conhecimento de batalha espiritual e intercessão - Tg 4:7; Ef 6: 10-12

      Aquilo que parece ter pouca importância, tais como se deitar tarde, não orar determinado dia, não jejuar ou desrespeitar o Dia do Senhor — pequenos deslizes — nos farão perder a sensibilidade gradativamente, levando-nos a fazer coisas piores.

      Perigo.Mantenha distância!!! “ Tudo eu posso,mas nem tudo me é licito”

- Ambientes onde não se é bom,como barzinhos,danceterias etc... ,lugares onde o Espirito Santo os acompanhe;

- Amigos cujos padrões não são consistentes com o evangelho;

- Para ser popular ou aceito em um meio,a pessoa compromete os princípios e as leis de Deus;    

- Cuidado com computadores,celulares,tv etc... onde a pornografia e a violência estão escancarados;

- Cuidado com envolvimento com jogos,e tudo mais que possa viciar;

- Cuidado com a bebida alcólica pois ela é escarnecedora;

- Cuidado com a prostituição,fornicação,mentira,idolatria,contenda,avareza,ganância,amor ao dinheiro,ira,murmuração,glutonaria,blasfêmia,etc...

- Cuidado com oque satisfaz a carne e não o espirito;

    Devemos tomar  cuidado para não nos afastarmos da presença de Deus,nos tornando presas fáceis para o pecado,seguindo por um caminho destrutivo onde haverá  somente dor e tristeza, tanto à pessoa quanto aos que a amam,afundando a cada dia em uma areia movediça de imundice,onde só a misericórdia e a graça de Jesus pode nos alcançar.         

    As decisões sobre que padrões seguir devem ser tomadas com antecedência, e não quando a tentação se apresentar. Nossos parâmetros devem ser:

- Isto farei, porque é certo, é do Senhor e me trará alegria. 

- Isto não farei, porque me afastará da verdade, do Senhor e das alegrias eternas prometidas aos fiéis e obedientes.

   Os pais podem ajudar junto com os pastores,homens chamados por Deus para ajudar.

Exemplos:

   Um dos melhores exemplos é o de José.
   E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os olhos em José, e lhe disse: Deita-te comigo. Mas ele recusou..
   José era um homem temente a Deus, convicto do que queria. Mesmo sendo traído pelos irmãos e sendo escravo do Egito, ele permaneceu fiel a Deus. Quando ele foi então provado por Satanás, ele tinha a resposta certa:
   ...e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe o que está comigo na sua casa, e entregou em minha mão tudo o que tem; ele não é maior do que eu nesta casa; e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto és sua mulher. Como, pois, posso eu cometer este grande mal, e pecar contra Deus?

   Quando o pecado bater na nossa porta, devemos ter a mesma resposta que José teve.

Ele foi Fiel ao seu senhor, que lhe havia honrado. Ele sabia o que era o pecado: "este grande mal", ele sabia contra quem estaria pecando: "contra Deus "

   Entretanto, ela instava com José dia após dia; ele, porém, não lhe dava ouvidos, para se deitar com ela, ou estar com ela. Mas sucedeu, certo dia, que entrou na casa para fazer o seu serviço; e nenhum dos homens da casa estava lá dentro. Então ela, pegando-o pela capa, lhe disse: Deita-te comigo! Mas ele, deixando a capa na mão dela, fugiu, escapando para fora. 
                      Génesis 37:7-13

              O que é o pecado

- Violações dos Dez  Mandamentos;

- Transgressão à lei de Deus (1 Jo 3.4 );

- Rebelião contra Deus ( Dt 9.7 e Js 1.18);

- É ceder as tentações da carne indo contra o que é do espirito;

- É viver fora dos padrões estabelecidos por Deus;

    Pecado é não viver de acordo com a lei de Deus,ofendendo a Deus por desobedecer aquilo que ele nos orienta a não fazer. A Bíblia dá alguns nomes para o ato de pecar:

   * Desobediência, transgressão (Quebra de uma ordem, de um dever ou de uma lei), iniquidade, mal, maldade, malignidade, perversidade, rebelião, rebeldia, engano, injustiça, erro, falta, impiedade, concupiscência (Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos), depravação.

   Muitos  tendem a enxergar homicídio e adultério como "grandes" pecados, em comparação com mentira, linguagem torpe ou idolatria. A verdade é que não existe pecadinho ou pecadão,todos os pecados nos afastam de Deus.

          Inicio do pecado

   O pecado teve seu começo com Lúcifer, a “estrela brilhante, o filho da manhã”, o mais belo e poderoso dos anjos. Não satisfeito de ser tudo isto, ele desejou ser o Deus altíssimo e esta foi sua queda e o começo do pecado (Isaías 14:12-15).

          Os tipos de pecado

   * Pecado Original: é o nome dado a condição de pecadores que todos nós herdamos de Adão e Eva.

   - Renomeado Satanás, ele trouxe o pecado à raça humana no Jardim do Éden, onde ele tentou Adão e Eva com a mesma fascinação: “sereis como Deus”. Gênesis 3 descreve a rebelião de Adão e Eva contra Deus e contra Seus mandamentos. A Bíblia não nos diz quanto tempo Adão e Eva viveram sem saber o que era pecar. O fato é que, num determinado momento de suas vidas, pela desobediência a Deus, o pecado entrou na vida de Adão e Evoque eram o primeiro casal e representante de toda a raça humana, por isso, todos que nascem herdam deles a condição de pecadores, pois eles pecaram.

   Desde este tempo, o pecado tem sido passado através de todas as gerações da espécie humana, e  nós, descendentes de Adão, herdamos dele o pecado. Romanos 5:12 nos diz que através de Adão, o pecado entrou no mundo e assim a morte veio a todos os homens, porque “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23).

   Quando Adão pecou, sua natureza interior foi transformada por seu pecado de rebelião, trazendo a ele morte espiritual e depravação, que seriam passadas a todos os seus descendentes, com isso nós já nascemos com a natureza pecadora.  Esta é a condição conhecida como pecado herdado. Assim como herdamos características físicas de nossos pais, herdamos nossas naturezas pecaminosas de Adão. O Rei Davi lamentou sua condição de natureza humana decaída em Salmos 51:5: “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.”

* Pecado imputado:

   Antes de ser dada a Lei de Moisés, o pecado não era imputado ao homem, mesmo sendo os homens já pecadores por causa do pecado herdado. Depois de a Lei ter sido dada, os pecados cometidos em violação à Lei foram imputados (creditados) a eles (Romanos 5:13). Mesmo antes que as transgressões à lei fossem imputadas aos homens, a pena máxima para o pecado (morte) continuava a reinar (Romanos 5:14). Todos os humanos, de Adão a Moisés, foram sujeitos à morte, não por causa de seus atos pecaminosos contra a Lei mosaica (que eles ainda não tinham), mas por causa de sua própria natureza pecaminosa que havia sido herdada. Depois de Moisés, os humanos foram sujeitos à morte tanto por causa do pecado herdado de Adão como pelo pecado imputado por violar as leis de Deus.

   Deus usou o princípio da imputação para o benefício da humanidade quando Ele imputou o pecado de todos nós a Jesus Cristo, que pagou a pena por estes pecados (morte) na cruze imputou a justiça de Cristo a todos que crerem no seu nome e o confessarem como único Salvador. (II Coríntios 5:21).

* Pecado pessoal:

   É aquele que é cometido todos os dias por cada ser humano. Por termos herdado uma natureza pecaminosa de Adão, nós cometemos pecados individuais e pessoais: tudo, desde mentiras supostamente inocentes até assassinatos. Aqueles que não colocaram sua fé em Jesus Cristo devem pagar a pena por estes pecados pessoais, assim como pelos pecados herdados e imputados.

   Andar em pecado é não andar conforme a vontade de Deus, ou seja, dentro dos seus padrões de perfeição. Não somos perfeitos, mas somos orientados pela palavra  a buscar a perfeição em Cristo Jesus.

       O que acontece quando pecamos:

* O que perdemos?                                                                                               -

- Alegria da salvação - Sl 51:12

- A paz com Deus - Is 48:22 

- A comunhão com Deus - Is 59:2

* O que o pecado gera?

1- Paralisação dos seus sonhos e projetos - Pv 28:13.

2- Medo, ansiedade, angústia, opressão, depressão etc.

3- Afastamento e separação de Deus - Is 59:2

4- Enfermidade e morte - Sl 32: 1-5

5- Complexo de culpa - Is 6:5

   A boa notícia é que, quando passamos a nos enxergar como pecadores, precisamos apenas confessar,nos arrepender e abandonar o pecado aceitando  a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador de nossas vidas, para sermos perdoados. Jesus pode nos perdoar porque ele morreu e ressuscitou três dias depois, estabelecendo sua vitória sobre o pecado e a morte. 

   O Apóstolo Paulo se refere a este processo de reconhecer o pecado e tomar responsabilidade por ele como "tristeza segundo Deus". 

   Paulo escreve em 2 Coríntios 7:10-11: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, o qual não traz pesar; mas a tristeza do mundo opera a morte. Pois vede quanto cuidado não produziu em vós isto mesmo, o serdes contristados segundo Deus! sim,que defesa própria, que indignação, que temor, que saudades, que zelo, que vingança! Em tudo provastes estar inocentes nesse negócio."

 

 DICA 1: ADMITA VERDADEIRAMENTE SUA FRAQUEZA

    Jesus declarou aos apóstolos: A carne é fraca” (Mateus 26.41). Alguns não conseguem vencer as fraquezas da carne porque fingem que elas não existem, que elas não são fortes o suficientes para derrubá-los, até que caem derrubado por elas. Por um tempo passam a ficar mais “espertos”, mas logo ignoram novamente sua fraqueza e caem novamente. Jesus nos chamou a olharmos para a nossa realidade. Olhe para você mesmo e admita que a sua carne é fraca e que as tentações tem poder sim.

  DICA 2: NÃO FAÇA DA FRAQUEZA DA SUA CARNE UM DESCULPA PARA PECAR

    Alguns dizem que se a carne é fraca então não há como vencê-la. Essa é a forma negativa e incorreta de interpretar a orientação de Jesus. Jesus mandou constatarmos conscientemente a fraqueza da nossa carne a fim de sermos mais cuidados diante dela. Note que no texto de Mateus 26.41 Jesus não apenas diz que a carne é fraca, mas nos dá elementos que tornam a nossa vitória contra ela possível.

  DICA 3: A VITÓRIA CONTRA AS TENTAÇÕES É UMA PARCERIA ENTRE DEUS E VOCÊ

    Aqueles que acham que poderão vencer as tentações por milagre erram tanto quanto aqueles que acham que as vencerão apenas pelas suas próprias forças. Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Mateus 26.41). Observe que vigiai pressupõe uma atitude nossa, a nossa parte. “Orai” pressupõe algo que confiamos ao poder de Deus, a parte de Deus. Isso é uma parceria que, se levada a sério, funciona perfeitamente contra as tentações. Foi a parceria vista na vida de Jesus Cristo.

  DICA 4: FAÇA SUA PARTE

    Não adianta nada orar e confiar que Deus nos ajudará se nós também não fizermos a nossa parte nessa parceria. Recebo, por exemplo, muitos emails de pessoas que estão cedendo à tentação da pornografia e não conseguem vencer. A maioria desses emails busca uma solução que seja mágica. Porém, sempre respondo questionando se a pessoa está mudando hábitos, se está fechamento brechas, se está fazendo algo que efetivamente mude o estilo de vida que leva a essa tentação. Somos seres racionais, precisamos avaliar cuidadosamente as possibilidades e porquês. Por que pecamos? Por que caímos sempre no mesmo pecado? Por que estamos tão fracos? Gostamos desse pecado? A ideia que Jesus ensina com o “vigiai” é de um guarda vigilante, totalmente atento ao que está acontecendo. Isso é vigiar.

  DICA 5: SERÁ QUE DEUS FARÁ A PARTE DELE?

    Pode até parecer que essa pergunta é absurda, mas muitas pessoas desconfiam se Deus realmente está agindo a favor delas. Aqui precisamos exercer a fé e as práticas espirituais. Jesus mandou orarmos. Isso pressupõe fé e relacionamento com o Deus que age nos ajudando. A palavra nos revela com detalhes a ação de Deus frente a tentações: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” (1 Coríntios 10.13). Observe que Deus limita a força e o poder das tentações adequando-os ao que podemos suportar e vencer e, além disso, nos ajuda.

  DICA 6:  DÊ O PRIMEIRO PASSO

    Muitas pessoas estão muito machucadas por causa das guerras que vêm travando com suas tentações há muitos anos. Algumas chegam até a desistir. Porém, Deus nos chama a sermos santos. E isso significa que devemos levantar a cabeça e nos levantar contra qualquer coisa que fira nossa santidade. Dê o primeiro passo. Vença sua fraqueza hoje, depois a vença amanhã e depois de amanhã também, e assim por diante. Um dia de cada vez, uma batalha de cada vez. Dê o primeiro passo, comece a vigiar e a orar mais. Tome atitudes concretas diante da tentação que te aflige como se você fosse um soldado diante de um inimigo que quer te machucar e tirar sua vida.

  DICA 7:  NÃO DESISTA SE PERDER UMA BATALHA

     A maioria das pessoas têm recaídas diante de suas fraquezas. Talvez por descuido ou por outro motivo. Se acontecer de você cair diante de uma batalha, não hesite em comparecer perante Deus e buscar o perdão Dele (1 João 1.9). Deus está vendo seu empenho, Ele sabe como tem se esforçado nessa guerra. Peça perdão, levante a cabeça e entre novamente na guerra, mas agora mais revigorado e mais experiente para não mais cair nas mesmas artimanhas do inimigo.

topo